Olá, tudo bem?
Atendendo a um pedido via face da dona deste blog, o assunto de hoje é camisa para usar na balada! Eu simplesmente não consigo pensar em outra senão transparência, que é sexy e tem tudo a vê com uma bela party, mas ela também combina com o nosso dia-a-dia tropical, basta saber usar da forma correta.
Mais sabe que eu fiquei curiosa pra saber como surgiu a camisa, você sabe?!
Ah tá bom, Renata, acorda fofa, isso é um blog de moda e não de história. OK! OK! Mas um pouco de cultura não faz mal a ninguém, ou a quase ninguém.
Escolhi um artigo da Cláudia Dal Pozzo que você confere na integra aqui, eu prometo, vai ser rápido, leve e não vai doer ;)
A história da camisa branca!!!*
A camisa é de origem egípicia e à Kalasiris, que era uma vestimenta reta, costurada dos lados, com abertura somente para passar a cabeça.
Já na época do império romano, esta peça ganhou mangas, e foi denominada de túnica manicata. Esta manicata era usada com cintos e foi usada durante toda a idade média, tanto por homens como por mulheres… A manicata era usada a noite como “roupa de baixo” e aos poucos ela foi ganhando espaço, e passando a servir como “roupa de cima”. Assim, no final da idade média, a camisa já era conhecida por todas as pessoas.
Com o passar dos anos, a camisa virou símbolo de status, sendo valorizada pela qualidade dos tecidos, bordados e brancura, que era maculada pelo suor do trabalho. Os nobres usavam camisas impecavelmente brancas com golas sempre altas, erguidas. Somente em 1853, passou-se a usar a gola virada para baixo. Por muito tempo, a camisa branca identificava hierarquia social, tanto é que no século XIX, os nobres era diferenciados dos operários em função dos seus colarinhos – colarinho branco (nobres) e colarinho azul (operários).
Já no final do século XX, a camisa era ítem em quase todos os guarda roupas femininos, e ganhava padronagens e estampas diferenciadas, como listras, xadrez, flores, enfim, uma gama diferenciada que se conhece até hoje. A camisa além de uma peça curinga, é associada a profissionalismo, personalidade marcante e segura, e ao poder!!!
A camisa é uma peça tão universal que veste bem homens e mulheres, independente de idade.
*Fonte: http://www.claudiadalpozzo.com.br/a-historia-da-camisa-branca/
Gostou?! Então agora vamos ao interessa!!!
As camisas transparentes continuam em alta, são peças leves e sensuais que tem a cara do nosso verão. Mas qual a melhor forma de usar e abusar sem errar? Não é uma peça fácil de se usar, porque qualquer erro você poderá cair na vulgaridade. Bom, aqui vão algumas dicas pra que isso não aconteça:
- Se você for usar no local de trabalho, opte por peças não tão transparentes e use sempre uma segunda pele por baixo ou até mesmo uma blusinha da mesma tonalidade da peça. Não é porque você está no trabalho que não pode usar uma peça que está em moda, mas tome cuidado, no trabalho quem tem que aparecer é o seu talento e não outras coisas. Essa dica vale também para você que não gosta de mostrar sua barriga ou está com uns quilinhos extras e não quer mostrar para ninguém!
- Agora se você estiver com a barriga chapada e sarada e tá indo pra balada, pode abusar do sutiã. Escolha modelos lisos ou com renda, só tome cuidado pro sutiã não brigar com a blusa, eles devem sempre conversar um com outro, senão corre o risco de cair na vulgaridade e não é que você quer, não é?!
- Tome cuidado você que tem seio grande, escolha uma camisa sem bolso. O bolso só faz aumentar o tamanho do seu busto.
- Camisa clara combina com sutiã do mesmo tom, mas se você é do tipo ousada, pode optar por um sutiã estampado (animal print continua em alta!), ou com brilho, e até mesmo com cores mais vibrantes.
- Outra dica fica pra quem quer usar uma camisa estampada. Procure usar o sutiã, blusinha, top em um dos tons da estampa, fica algo mto leve e discreto, já que a camisa vai chamar toda a atenção por ter a estampa e ser transparente.
Tanto a Giovanna Lancelotti quanto a Fernanda Paes Leme, optaram por uma blusa transparente neutra e abusaram do brilho na saia, que fez a diferença no look. Reparem que nenhuma das duas está usando brinco, colar, pulseira, o brilho da saia foi o suficiente para criar uma produção chic que você pode usar na balada sem erro.
Bom é isso, eu espero que vocês tenham gostado, qualquer sugestão só colocar aqui no blog, Facebook ou Twitter!
Beijos e até mais ;)